sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Arte + Técnica = Arquitetura

Olá ... Sejam todos bem vindos ao nosso portifólio virtual... Hoje vamos iniciar nossas postagens. Esperamos que gostem!!
 Nosso primeiro assunto diz respeito às competências do profissional arquiteto-urbanista. Muitas pessoas não entendem realmente o que o arquiteto pode fazer e qual a importância da sua presença em qualquer tipo de obra. A arquitetura atualmente vem ganhando mais espaço em nosso país. Mesmo assim, muitas pessoas ainda confundem o trabalho do arquiteto com o de outros profissionais, por se tratarem de profissões que estão interligadas. Vamos tentar explicar o que realmente um arquiteto faz e como ocorre seu processo de criação.
Basicamente, o arquiteto une a técnica com a arte, buscando sempre dimensionar os espaços para a função que ele vai desempenhar e para as pessoas que irão utilizá-lo, trabalhando simultaneamente com os elementos estéticos. Assim, este profissional busca sempre a união entre a forma e a função, relacionando a estética e volumes de um projeto, com as atividades destinadas ao local, considerando também o conforto e a funcionalidade dos espaços, além dos desejos e necessidades do cliente.
O arquiteto deve ter a sensibilidade para interpretar as vontades dos clientes e colocar no projeto não só o que ele deseja, mas realmente o que o cotidiano dele necessita. O desenvolvimento de um projeto, além de ser algo relacionado com a psicologia, onde o profissional busca entender e interpretar as necessidades do cliente, é também um processo mais íntimo, onde o arquiteto tem como base para o desenvolvimento do seu trabalho, a vida dos seus clientes.  
É difícil falar de todas as áreas de atuação do arquiteto, pois as suas funções se estendem desde o projeto até a construção, passando por interior, exterior, decoração, designer de móveis, paisagismo, iluminação, conforto térmico e acústico, entre outros.  
Além de se preocupar com todos os detalhes relacionados ao projeto, este profissional também busca a harmonia entre a edificação e o entorno. O arquiteto-urbanista tem uma visão ampla, pois não pensa apenas na obra, mas na sua relação com a cidade. Este profissional pode atuar também melhorando a qualidade das cidades, planejando bairros e loteamentos, espaços públicos de lazer, mobiliário urbano, sistema viário, habitação de interesse social, entre outros projetos relacionados com a cidade, buscando o bem estar coletivo.
Assim, esperamos que este post possa ajudar as pessoas a ter uma visão mais completa da atuação deste profissional tão importante para a sociedade.