sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Arte + Técnica = Arquitetura

Olá ... Sejam todos bem vindos ao nosso portifólio virtual... Hoje vamos iniciar nossas postagens. Esperamos que gostem!!
 Nosso primeiro assunto diz respeito às competências do profissional arquiteto-urbanista. Muitas pessoas não entendem realmente o que o arquiteto pode fazer e qual a importância da sua presença em qualquer tipo de obra. A arquitetura atualmente vem ganhando mais espaço em nosso país. Mesmo assim, muitas pessoas ainda confundem o trabalho do arquiteto com o de outros profissionais, por se tratarem de profissões que estão interligadas. Vamos tentar explicar o que realmente um arquiteto faz e como ocorre seu processo de criação.
Basicamente, o arquiteto une a técnica com a arte, buscando sempre dimensionar os espaços para a função que ele vai desempenhar e para as pessoas que irão utilizá-lo, trabalhando simultaneamente com os elementos estéticos. Assim, este profissional busca sempre a união entre a forma e a função, relacionando a estética e volumes de um projeto, com as atividades destinadas ao local, considerando também o conforto e a funcionalidade dos espaços, além dos desejos e necessidades do cliente.
O arquiteto deve ter a sensibilidade para interpretar as vontades dos clientes e colocar no projeto não só o que ele deseja, mas realmente o que o cotidiano dele necessita. O desenvolvimento de um projeto, além de ser algo relacionado com a psicologia, onde o profissional busca entender e interpretar as necessidades do cliente, é também um processo mais íntimo, onde o arquiteto tem como base para o desenvolvimento do seu trabalho, a vida dos seus clientes.  
É difícil falar de todas as áreas de atuação do arquiteto, pois as suas funções se estendem desde o projeto até a construção, passando por interior, exterior, decoração, designer de móveis, paisagismo, iluminação, conforto térmico e acústico, entre outros.  
Além de se preocupar com todos os detalhes relacionados ao projeto, este profissional também busca a harmonia entre a edificação e o entorno. O arquiteto-urbanista tem uma visão ampla, pois não pensa apenas na obra, mas na sua relação com a cidade. Este profissional pode atuar também melhorando a qualidade das cidades, planejando bairros e loteamentos, espaços públicos de lazer, mobiliário urbano, sistema viário, habitação de interesse social, entre outros projetos relacionados com a cidade, buscando o bem estar coletivo.
Assim, esperamos que este post possa ajudar as pessoas a ter uma visão mais completa da atuação deste profissional tão importante para a sociedade.

4 comentários:

  1. Gostei do Post,esclareceu todas as minhas dúvidas!!O trabalho desse profissional é mesmo muito abrangente, além de essencial para a sociedade!!Adorei o blog de vocês!!Estão de parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Dani.. Dri.. adorei o blog de vcs ^^ fico muito legal .. e Parabenss pelos projetos, que pra variar neh ..estão Otimoss..=D bjão

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto... me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.. Vou acompanhar as postagens..

    ResponderExcluir
  4. Olá eu gostei muito do blog de vocês, mas tenho uma dúvida para ser arquiteto precisa saber desenhar? Eu tenho 14 anos e gostaria muito de seguir nessa profissão só que eu tenho medo disso, eu até gosto de desenhar mas obviamente não sei fazer aqueles super desenhos que um arquiteto faz, na faculdade eles ensinam?
    Parabéns e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir