quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cobertura Impecável!


Um telhado bem dimensionado faz toda a diferença em uma construção. Além de valorizar o imóvel o projeto bem executado oferece conforto térmico e é garantia de proteção para a casa, pois evita a ocorrência de vazamentos e agrega valor estético à moradia.
            É válido alertar que o projeto de telhado deve ser planejado ainda na planta para que desta forma seja possível checar o peso  e se a estrutura é adequada para suportá-lo. Também é importante definir se o mesmo será aparente ou embutido, a inclinação, recortes, sobreposições, cor e resistência desejada. Quando bem alinhado e em harmonia com as cores, destaca o conceito arquitetônico proposto.




Para esclarecer como é feita a construção da cobertura, apresentamos ao detalhes do processo:


Estrutura


Ela é responsável pelo suporte às telhas; as mais utilizadas são as de madeira e aço. Alguns arquitetos sugerem o uso de madeira de qualidade e proveniente de áreas de reflorestamento. Devido a alta resistência, está entre as mais utilizadas o angelim, itaúba, garapeira, bacuri e pedra tatajuba. Entretanto, independente do tipo a ser utilizado na estrutura é preciso solicitar o Documento de Origem Florestal(DOF). Além disso, é indicado realizar o tratamento para aumentar sua durabilidade.
Outra alternativa é trabalhar com a estrutra metálica a fim de agilizar a construção. O material resistente e leve é indicado para regiões litorâneas devido à alta durabilidade. A montagem é simples e dispensa manutenções periódicas.




Subcoberturas

Elas são responsáveis por eliminar goteiras e infiltrações, além de oferecerem conforto térmico e segurança. Os modelos mais utilizados são as de EPS, também conhecidos como isopor. As de alumínio também são indicadas pois apresentam maior resistência térmica. Vale ressaltar que o produto deve ser apropriado para a estrutura e telhas utilizadas e instalação deve ser realizada por mão de obra especializada.



Águas pluviais

 Uma maneira de viabilizar o escoamento da água da chuva é investir na instalação de um sistema que a conduza até os pontos específicos da residência, como calhas, rufos, zincões e funis. Ralos e caixas com grelha são os responsáveis pelo recolhimento. Já as calhas podem ser de diversos materiais como PVC e alumínio e devem ser limpas de tempos em tempos para o eficiente funcionamento.



Beirais
Feitos com PVC, madeira, placas cimentícias ou outros materiais, eles formam a aba do telhado e evitam que a água escorra pela fachada do projeto, preservando a pintura e materiais usados nos acabamentos.




Telhas
A escolha do tipo de telha deve ser feita antes da confecção da estrutura, que é planejada de acordo com o modelo selecionado.

TIPOS DE TELHAS

Alumínio
Conferem um design diferenciado às edificações em função de sua geometria e elevada capacidade refletiva. O material é leve e contribui para o conforto térmico dos ambientes.


Fibrocimento
Usada para vencer vãos consideráveis e são indicadas para todas as obras em função da resistência, durabilidade, economia e facilidade de instalação.


Concreto
 Os modelos são duráveis, com boa resistência mecânica e estética. Proporcionam encaixes precisos e, em função dos tamanhos maiores das unidades, consomem menos peças por metro quadrado.
São muito usadas em edificações com estrutura metálica e o rendimento médio é em torno de 10,5 peças por metro quadrado. A distância entre as ripas – também conhecida como galga – deve ser de 32 cm. Quando houver grandes incidências de vento é aconselhável que todas as peças sejam amarradas ou parafusadas.


Vidro e policarbonato
Levam claridade aos ambientes e são indicadas para espaços sem janelas e jardins internos.



Cerâmica
Seus pontos fortes são bom conforto térmico e acústico, resistência mecânica e encaixes perfeitos. As peças absorvem menos água e são leves, características que facilitam a instalação. Entre as mais usadas estão a colonial, italiana, portuguesa, americana e paulista.




Ecológica
Levam iluminação natural para os ambientes e combatem a umidade e fungos. Todas são leves, resistentes, coloridas, de fácil instalação e com preços acessíveis.


Shingles
São resistentes ao fogo e a ventos de até 110 km/h e não há risco de desbotamentos. Para garantir eficiência, o telhado deve ter no mínimo uma inclinação de 17,5%.





Nenhum comentário:

Postar um comentário