terça-feira, 13 de dezembro de 2011

NA MEDIDA CERTA!


O cálculo correto dos ambientes ainda na planta é imprescindível para que o projeto seja bem sucedido. A disposição adequada não pode ser confundida com áreas espaçosas, ou seja, os cômodos não se tornam melhores porque apresentam medidas grandes, é preciso que tenham metragem compatível com sua função. Agora vamos apresentar dicas sobre as metragens ideais de cada cômodo.





Garagem
Para abrigar os veículos confortavelmente  é indicado deixar uma área de 3x6m para cada carro. Essas medidas visam uma circulação mais segura e facilitam a abertura das portas, lembrando que caminhonetes necessitam de maior espaço de comprimento e largura.


Hall
As medidas serão proporcionais ao tamanho da residência e se ficará ou não integrado a outro  ambiente.  Se o pé-direito for baixo, recomenda-se que apresente 1,5x1,5m e reserve 1,20 para a abertura da porta.


Lavabo
Esse ambiente pode apresentar medidas reduzidas, mas sem perder a comodidade. A medida indicada é de 1x1, 20m. O pé-direito mínimo sugerido é de 2,80m. O vaso sanitário deve ser disposto no centro do ambiente e a pia a pelo menos 0,80m do chão. 


Estar
É importante considerar o uso desse espaço. Feito o levantamento, parte-se para do mobiliário. Para não comprometer o projeto deve-se ter 6x4m, porém, se o morador não for ter um home theater e sonha com uma super TV, reconsidere as medidas.



Home Theater
A definição do equipamento é fundamental  para prever as medidas desse ambiente e garantir o aconchego necessário para apreciar bons filmes.Estudos mostram que para o bom funcionamento visual e acústico devem ser analisadas as medidas entre o sofá e a televisão. Com isso podemos utilizar diversas metragens como 6x4, 3x5 ou 8x6m, vale ressaltar que a proporção deve ser mantida.


Jantar
Antes de estabelecer a medida desse ambiente devemos checar a importância desse ambiente, se você recebe muitos amigos para almoços e jantares. Essa informação é imprescindível para considerar a quantidade de pessoas que freqüentarão o espaço e dessa forma, o número de assentos e tamanho da mesa. Também não devemos nos esquecer da área de circulação onde se recomenda deixar 1,2m em torno da mesa. Para um modelo retangular com seis lugares, as meninas são 3,30x4m.


Escada
O projeto da escada deve ser bem planejado a fim de proporcionar comodidade e segurança, Os degraus devem apresentar, no máximo, 18 cm de altura e o espelho, local da pisada, deve ter 26 cm. Além disso, a largura mínima de uma escada residencial é de 1m.

Dormitório
Nos dormitórios o que não pode faltar é conforto. Por isso, é recomendável que apresentem pé-direito de, pelo menos, 2,80m. Essa medida influencia diretamente no conforto térmico, pois pode permitir melhor circulação de as e vale salientar que não se deve estabelecer uma regra, pois cada projeto demanda dimensões especificas. Quanto a largura e comprimento, as medidas indicadas são 2,60x 3,30m.


Banheiro
As medidas mínimas para um banheiro confortável são 1,30m de largura por 2,20m de comprimento, e se você quiser instalar uma banheira à largura deve ser de 1,60m. Para o boxe recomenda-se no mínimo de 0,80 cm. Quanto à bancada procure deixar um espaço de 1,20m para cada usuário. As torneiras podem ser dispostas a 20 cm acima da pia, a bancada sanitária precisa de um espaço de 0,20m nas laterais e os registros devem ficar a, pelo menos 2m de altura.



Cozinha
A cozinha deve ter no mínimo 12m². Mas, assim como os demais ambientes devemos primeiro analisar os hábitos dos moradores e prever dimensões para um bom uso.  Para as bancadas de apoio, a altura padrão é de 0,90m e profundidade de 0,45m, mas podem ser adaptadas dependendo da estrutura dos usuários. 


Área de serviço
Funcionalidade é a palavra mágica para esse ambiente. Para acomodar os equipamentos  de maneira confortável e pratica recomenda-se deixar um espaço de 2m². O pé-direito deve ser proporcionar conforto térmico para os usuários, portanto a medida mínima também deve ser 2,80m. 


Lazer
A área de maior disputa na casa merece atenção especial. A piscina pode ter as seguintes dimensões: 20m², com profundidade que pode variar de 1,20 a 1,50m e uma raia para proporcionar boas braçadas pode ter aproximadamente 12m.  O espaço de churrasqueira precisa apresentar, no mínimo, 9m². No entanto vale ressaltar que cada situação deve ser estudada. É preciso considerar a quantidade de pessoas que freqüentarão o local e se terá um ambiente gourmet completo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário