quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cabeceiras de Cama- tendências


Hoje vamos falar sobre as tendências das cabebeceiras de cama para este ano. Abaixo algumas questões sobre o assunto:

-Quais são as tendências para cabeceiras de cama?
Na verdade, não existe um modelo ou regra a ser seguido para a escolha da cabeceira da cama. Devemos considerar o estilo do quarto, os gostos do cliente e as funções que se quer para a cabeceira e para o quarto. Posteriormente podemos seguir a moda e as tendências, até porque moda é algo passageiro e as pessoas não trocam de cabeceira, como trocam de roupa.
As feiras de decoração nos dão dicas de tendências para o ano, que podem auxiliar no desenho e na escolha de materiais e cores a serem utilizados nos quartos e também nas cabeceiras.
 Para esse ano, nota-se que as cabeceiras não são apenas uma parte da cama. Elas são um acessório independente da cama e conferem personalidade ao quarto. Assim, elas podem ser fixas na parede, integradas a painéis que servem também de apoio à cama, integrando ou separando os ambientes. Podem ser adesivos ou ser apenas a própria parede, com cores e texturas diferenciadas.
As tendências deste ano para as cabeceiras são o uso materiais com texturas, volume, efeito gráfico, étnico, mistura de estilos, sustentáveis, papéis, tecidos e adesivos para a parede e cores como laranja e azul, que estão em alta neste verão e que também são cores indicadas para o quarto.

·         Quais são as cores indicadas para cada quarto?
Um quarto com cor possui personalidade. As cores impressionam e provocam emoções fortes, porque cada uma tem um significado particular. A escolha da cor para o quarto é muito pessoal e vai depender do estilo do quarto e das sensações que cada um quer para o ambiente.
Para criar um efeito tranqüilizante, as cores mais indicadas são azul e verde, em tons claros, que acalmam a mente, diminuem a ansiedade e estimulam o sono. 
O laranja e o amarelo também são cores propicias para o quarto, pois além de serem acolhedoras durante a noite, ajudam a despertar, pois estimulam a sociabilidade, a criatividade e trás animo para o dia. Outra cor que estimula a criatividade é a púrpura, podendo ser utilizada nos quartos de crianças ou adolescentes.
Para o quarto do casal, o vermelho também pode ser uma boa opção, pois além de ser revigorante, confere ao espaço um ar sensual, quente e acolhedor. Além dessas cores, podemos também utilizar o branco, que é uma cor extremamente positiva, na medida em que estimula o bem-estar e a imaginação.
Outra opção diferenciada é a cor cinza, que além de ser neutro, é uma cor sofisticada, envolvente, arrojada e ajuda a combater a insônia. O preto também é uma alternativa para quem quer sair do convencional, já que é uma cor elegante e desperta a curiosidade. No entanto, essa cor não deve ser utilizada em excesso, pois, como a cinza, pode trazer depressão.

·         Há diferença nos tipos de cabeceiras para casas na cidade, na praia ou na fazenda?
Na verdade não. Existe diferença nos estilos dos quartos, pois geralmente casas na praia ou na fazenda preferem utilizar os materiais naturais disponíveis na própria região da casa ou até mesmo materiais de fácil limpeza e manutenção já que, estes locais geralmente, não são freqüentados o ano todo.
Casas na cidade podem utilizar tanto materiais naturais das várias regiões do Brasil, como cabeceiras estofadas, pinturas e texturas diferenciadas, bem como a gama de opções disponíveis no mercado. Mas isso não é uma regra, já que, como foi dito, pode-se utilizar qualquer tipo cabeceira nas mais diferenciadas casas e regiões.


·         O que deve ser usado na cabeceira para deixar o ambiente mais aconchegante?
Para que o ambiente fique mais aconchegante é recomendável o uso de cabeceiras estofadas ou de madeira, em tons neutros ou pastéis. Além disso o uso de iluminação indireta, tanto na cabeceira como no quarto, tornam o ambiente ainda mais aconchegante.

·         Não gosto de cabeceiras fixas, o que posso usar no lugar para inovar?
            Pode-se utilizar desde apenas uma pintura ou papel de parede, até adesivos, molduras, quadros e painéis. Além disso, podemos utilizar peças de demolição ou tecidos pendurados, tapetes, que também podem ser removidos facilmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário